quinta-feira, 26 de abril de 2012

INACREDITÁVEL: MERGULHÃO DE NITERÓI DEU EM ÁGUA.

ATÉ QUANDO VAMOS DEIXAR QUE SE BRINQUE DE LEGO COM A NOSSA CIDADE?
ACORDA NITERÓI!




MERGULHÃO EM NITERÓI DÁ EM ÁGUA

MERGULHÃO EM NITERÓI DÁ EM ÁGUA - A fantástica história publicada pelo Globo é de que o Prefeito de Niterói - Jorge Roberto Silveira - na escavação do túnel da "maior obra viária de sua gestão" (o Mergulhão da Marquês do Paraná - no centro) deu de cara e de surpresa com um rio subterrâneo - que já era conhecido e tinha até nome, o "Rio dos Índios". Todo o cronograma da obra incômoda foi atrasado e certamente o valor total de dinheiro público envolvido vai subir muito. Me lembrei imediatamente de um outro episódio insólito da história política brasileira onde uma outra "escavação" foi simlilarmente controvertida. No passado Paulo Maluf pretendeu (em São Paulo) perfurar solo urbano para achar petróleo - com o dinheiro da população financiando "a jogada de mestre". Essa iniciativa se tornou folclórica na política nacional. A escavação em Niterói era para fazer "mergulhão" e pelo visto isto aconteceu literalmente, com a descoberta do rio subterrâneo. Paulo Maluf queria poços de petróleo no meio da cidade. Jorge Roberto terá que se contentar com menos que isso: o máximo que conseguirá inaugurar no centro de Niterói agora são poços artesianos.

Relembrar é viver - Foi firmado um contrato com a Petrobrás e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Somente depois de perfurados 69 poços na bacia, constatou se que nenhuma jazida era tecnológica e economicamente viável para a exploração. Em valores atualizados, os gastos chegaram na casa de R$ 4 bi, valor este que deverá ser devolvido a Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, segundo determinação do Supremo Tribunal Federal, e como a decisão foi transitada em julgado no início de dezembro de 2007, por isso, não cabem mais recursos."

2 comentários:

  1. o negócio é fazer um piscinão e reativar o saudoso trampolim! kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Bem, lembrada essa história da Paulipetro. Admiro Paulo maluf por ter feito de trouxas um estado inteiro durante tanto tempo...rssss
    Não sabia dessa história de mergulhão, até vi a obra, mas não tinha conhecimento de que era p/ isso. Niterói é uma cidade linda, mas totalmente destruída pela falta de visão de seus governantes. Pela sua geografia, deveria ter sido feito um elaborado plano diretor p/ cidade. Como isso não aconteceu, a cidade, em termos de locomoção, tornou-se irrespirável. Toda vez que saio às ruas do RJ, tenho a impresão de que o Brasil é do tamanho da Holanda. Tudo é sempre muito estreito, muito apertado. Talvez, no fundo, o Brasil seja assim por espelhar a ignorância e a pequenês de seu povo.

    ResponderExcluir