quarta-feira, 9 de maio de 2012

TUDO AS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO: Prefeitura recolhe do Centro de Niterói mais de 40 moradores de rua

SE A PREFEITURA DE NITERÓI NÃO FAZ PROPAGANDA DAS OBRAS E AÇÕES QUE JÁ REALIZOU. 
POR QUE SERÁ QUE ESTÁ FAZENDO DESTE FATO UMA PROPAGANDA, LOGO AGORA AS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES?
PENSEM NISSO.
ACORDA NITERÓI!!!
THELLES HENRIQUE
De forma pacífica, agentes de segurança tentavam convencer as pessoas a sair da rua. Foto: André Redlich

Prefeitura recolhe 45 pessoas que viviam na pobreza dormindo em calçadas e marquises das principais vias da cidade. Ação voltará acontecer a cada 15 dias em todo o município

Quarenta e cinco moradores de rua foram acolhidos, nesta terça-feira, pela Prefeitura de Niterói. Na ação foi detido um morador de rua que tinha um pedido de prisão preventiva decretado contra ele. A operação foi realizada por agentes da Secretaria de Segurança e Controle Urbano, da Polícia Militar, da Polícia Civil e assistentes sociais. A equipe percorreu durante toda a manhã as ruas do Centro, passando pela Avenida Amaral Peixoto, Rua da Conceição e Caminho Niemeyer. A ação deverá acontecer regularmente, a cada 15 dias, de acordo com o secretário Municipal de Segurança e Controle Urbano, Ruy França.
Mesmo com alguns dos moradores apresentando resistência, o trabalho dos assistentes possibilitou que eles fossem levados para um abrigo especial. Apenas uma tesoura e uma trouxinha de maconha foram apreendidos com os moradores de rua. A data estabelecida para o início da ação foi escolhida em função da entrega das obras do Centro de Referência de População de Rua (Crepop), para onde os moradores de rua foram encaminhados.
“Sabemos da existência do problema, que é crescente na cidade. Niterói ficou muito tempo sem ter uma ação assim. Sabíamos que haveria alguma resistência, principalmente por conta das repressões que acontecem em outros municípios. Eles, na maioria das vezes, estão dominados pelo vício e acabam não entendendo que esta ação é para acolhimento e não prisão”, disse o secretário.
Para o secretário municipal de Assistência Social, Michel Saad, a ação é importante na medida que possibilita conhecer o morador de rua e até mesmo encaminhá-lo para futuros locais de trabalho conforme capacitação de cada um. Os que forem de outros municípios serão conduzidos para os locais de origem, o que é chamado de ‘recambeamento’. “Depois que recolhemos estas pessoas, elas passam por uma entrevista onde traçamos o seu perfil. Ali podemos observar se ele está capacitado para exercer alguma atividade e se for positivo encaminhamos para um local que possa empregá-lo”, contou.
Um levantamento realizado pela Secretaria de Segurança e Controle Urbano de Niterói apontou que a maioria das pessoas que vivem nas ruas da cidade são moradores de outros lugares. Das 45 recolhidas nas ruas , uma é de Pernambuco, uma da Bahia, uma do Espírito Santo, uma de Rondônia e cinco de Minas Gerais.  “Estou aqui há uma semana e acredito que ações como esta sendo bem-feitas acabam nos ajudando, não pode é recolher a gente e depois não ter vagas”, disse o morador de rua Josué Teixeira, 23 anos, que veio de Rondônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário