Espanha -  Uma cidade espanhola apelou para uma estratégia polêmica para driblar a grave crise econômica que afeta o país. A prefeitura de Rasquera, na Catalunha, cidade com apenas 900 habitantes, topou alugar terrenos para a Associação de Autoconsumo de Maconha de Barcelona (ABCDA, na sigla em espanhol) cultivar a droga em seu território.

Autoridades espanholas ainda estudam se vão liberar o plano. Segundo Bernat Pellisa, prefeito de Rasquera, se a proposta for aceita pelo governo espanhol, vai servir como um “medidor da hipocrisia da sociedade” e diminuir o crime organizado. Ele já negocia há oito meses com a ABCDA, uma associação que afirma ter “fins lúdico-medicinais” e 5 mil membros. O aluguel renderia à cidade 1,3 milhão de euros, segundo cálculos da administração local.

“Esta será, em primeiro lugar, uma empresa pública que estudará a substância e depois, então, será determinada a quantidade de maconha que ficará para cada um dos sócios. Mas só depois”, garante Pellisa.

Ele acrescenta ainda que o dinheiro que entrará nos cofres do município servirá, entre outros itens, para a retomada do serviço de reciclagem em Rasquera, que fora encerrado por falta de verbas. O Departamento do Interior da Catalunha, que administra as forças de segurança, não vai se pronunciar até a chegada de um pedido formal para a plantação da erva.

A lei espanhola tolera o consumo de maconha, mas o tráfico é proibido — é punido com penas que podem chegar a seis anos de prisão.

A cidade espanhola de Rasquera arrendou um terreno no qual irá cultivar maconha, como forma de saldar sua dívida de 1,3 milhões de euros (cerca de R$ 3 milhões).
Espanhol com cigarro de maconha (BBC)
Cidade espera saldar dívida milionária com iniciativa
O financiamento para o polêmico plantio da erva será feito ao longo dos próximos dois anos pela Associação de Consumidores de Maconha de Barcelona.
Mas as autoridades espanholas ainda estão estudando se a medida é ou não legal. A lei do país permite o consumo de maconha em bases pessoais ou compartilhada, mas o tráfico é punido com penas que podem chegar a 6 anos de prisão.

ERA SÓ O QUE FALTAVA!
SE O TRÁFICO DE MACONHA É CRIME, COMO É QUE SE VAI CULTIVAR PARA A VENDA?
ESTA FOI A NOTÍCIA MAIS ESTARRECEDORA DA DÉCADA, ONDE UM PAÍS SE RENDE A UM MAL PARA A HUMANIDADE COMO A MACONHA E USA COMO DESCULPA A CRISE FINANCEIRA.  ELES PODERÃO COM ESTE PRECEDENTE ARGUMENTAR PARA A PRÁTICA DE OUTROS CRIMES COMO ABORTO, INFANTICÍDIO E POR FIM O EXTERMÍNIO DA NOSSA RAÇA.