Amigos Niteroienses, o verão está acabando. Ninguém me contou, mas, eu descobri que a Fundação Municipal de Saúde de Niterói tem um telefone para que você denuncie focos da dengue. Não deixe para ligar, somente depois que algum ente querido for infectado com o vírus da dengue. Aí, pode ser tarde demais.
Telefone do disque-dengue em Niterói:
(21)2621-0100
Ligue e denuncie os focos do mosquito!
*** Se você reside em outro município, procure a sua secretária de saúde e se informe deste serviço de prevenção.
Caso precise da minha ajuda é só ligar para mim 21 7840-2861 / 145*4228 ou pelo msn e e-mail thelles@live.com
» Rio contra a Dengue
- Infecção Inaparente:A pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
- Dengue Clássica:
A Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
- Dengue Hemorrágica:
A Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
- Síndrome de Choque da Dengue:
Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural. Entre as principais manifestações neurológicas, destacam-se: delírio, sonolência, depressão, coma, irritabilidade extrema, psicose, demência, amnésia, paralisias e sinais de meningite.Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.
Combater a dengue é muito fácil! Não deixe reservatórios contendo água lima e parada. Possíveis criadouros: pneus, jarros de planta com água, pratinho de planta, copos jogados em terrenos vazios... e muitos outros! Dengue: um dever meu, seu e de todos nós. Não deixe a dengue virar filme de terror, onde os protagonistas somos nós!
- dor abdominal intensa e contínua;
- vômitos persistentes;
- hepatomegalia dolorosa;
- derrames cavitários;
- sangramentos importantes;
- hipotensão arterial;
- diminuição da pressão diferencial;
- hipotensão postural;
- agitação e letargia;
- pulso rápido e fraco;
- extremidades frias;
- cianose;
- diminuição brusca da temperatura corpórea associada à sudorese, taquicardia e lipotímia; e
- aumento do hematócrito (com variação de 20%).
Fonte: http://www.pt.wikipedia.org/wiki/Dengue
e Ministério da Saúde . Fundação Nacional de Saúde. Manual de Dengue - Vigilância Epidemiológica e Atenção ao Doente. 2º edição - Brasilia:DEOPE, 1996.
O consumidor ganha mais um aliado contra o incômodo das picadas de inseto e também no combate à dengue. Chega ao mercado brasileiro o repelente natural mais vendido no mundo, o Mosquitan – Adesivo para Fixação CER “8” fabricado pela empresa italiana Larus Pharma e já registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
ResponderExcluirO produto é 100% natural, apresentado em forma de adesivo e, o mais importante, não contém DEET (dietil-meta-toluamida), substância química presente na maioria dos demais repelentes e não recomendável para gestantes e crianças menores de dois anos.
Conforme orientação da Anvisa, os repelentes em creme ou loção que tenham em sua fórmula o DEET não devem ser aplicados em crianças abaixo de dois anos de idade, pois há registros de reações alérgicas e intoxicação após uso tópico. O órgão alerta ainda que a utilização de produtos com concentração de DEET em até 10% deve ficar restrita a apenas três aplicações diárias em crianças de 2 a12 anos. No entanto, para garantir uma proteção eficaz contra os insetos, essa quantidade não é suficiente. Já a citronela, princípio ativo do Mosquitan, é a essência natural mais eficiente no combate a pernilongos e mosquitos, inclusive o da dengue, e pode ser utilizada com segurança por toda a família. Composto por microcápsulas, o adesivo tem eficácia comprovada por testes laboratoriais realizados em Paris e Londres. Nos Estados Unidos, o produto foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA), agência norte-americana reguladora de alimentos emedicamentos.
Compre pela web: http://bit.ly/jH9bkc