quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Caminho livre para obra da Linha 3 do Metrô de Niterói.


Pelo faro que tenho, me parece mais uma estratégia para se construir as "obras do Niemayer" usando o metrô (melhorias no transporte público) como pretexto, sem que a população grite pelas questões primordiais que foram abandonadas por este governo, como saúde, educação, transporte, limpeza, turismo, esporte e lazer.

Imagem mostra área onde será construída o metro de Niterói. Foto: Márcio Oliveira

Prefeito Jorge Roberto Silveira assina decreto de desapropriação de terreno no Centro para iniciar construção do meio de transporte e também para implantar um novo terminal de ônibus





O prefeito Jorge Roberto Silveira assinou na quarta-feira decreto que desapropria terreno no Loteamento Jardim Fluminense, no Centro, próximo ao Caminho Niemeyer, para a implantação do prolongamento da Linha 3 do Metrô que entrecorta o Terminal Intermodal e uma área onde será construída uma praça.


O terreno tem 67 ,7 mil metros quadrados.  O decreto é de caráter urgente e comporá o Caminho Niemeyer. A Procuradoria fica autorizada a promover a desapropriação de forma amigável ou se for o caso, de acordo com decreto, pela via judicial. 
Procurada pela reportagem, o prefeito informou, através de assessoria, que ainda não há uma previsão de quando a praça será construída, mas está ficará junto ao Caminho Niemeyer.
Terminal  e metrô- Sobre o Terminal, ele será também projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e, além de estação de metrô, terá plataformas de linhas de ônibus e terminal das barcas. De acordo com Jorge Roberto, será o maior terminal intermodal da América Latina.
Obras devem durar dois anos- Prevista para ser concluída até 2014, a Linha 3, já tendo obtido as licenças ambientais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), custará  cerca de R$ 1,2 bilhão, sendo R$ 400 milhões provenientes da Petrobras.
O trajeto inteiro, com 37 quilômetros e 16 estações, será dividido em dois trechos: o primeiro, que liga Niterói a São Gonçalo, com 23 quilômetros e o segundo, com 14, que segue até Itaboraí, com uma parte feita por rodovia. A instalação terá ainda 18,8 quilômetros de vias que serão elevadas e 4,2 quilômetros em superfície.


O FLUMINENSE






Nenhum comentário:

Postar um comentário