sexta-feira, 9 de setembro de 2011

São Gonçalo celebra 121 anos

Cidade tem programação para o mês inteiro. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público. Nesta sexta-feira ocorre o projeto musical Trem das Sete, na Rua Salvatori, no Centro, às 19 horas.

A Prefeitura de São Gonçalo preparou uma extensa programação para todo o mês para comemorar o aniversário de 121 anos do município, que é celebrado no dia 22. Desfiles, shows, exposições, festivais, corridas e passeios fazem parte da festa. Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público em geral.
“A nossa maior comemoração são as conquistas para São Gonçalo, os investimentos em infraestrutura, saúde e educação. Neste mês de setembro, estamos levando entretenimento a localidades distantes justamente para que o gonçalense tenha orgulho de onde mora. É bom lembrarmos, ainda, que grandes empresas já se instalaram no município, gerando emprego e renda”, diz a prefeita Aparecida Panisset.
A Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e a Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg) organizaram exposições de artes plásticas e gincana cultural. Uma peça de teatro vai contar a história do município, fruto de uma parceria entre o Núcleo de Teatro Fasg e o Turismo. As Secretarias de Educação (Semed) e Esportes e Lazer (Semel) também programaram diversos eventos.
Nesta sexta-feira, a Prefeitura, por meio da Semel, realiza o projeto musical Trem das Sete, no palco montado na Rua Salvatori, no Centro, a partir das 19 horas.
Exposição – No dia 15, a Casa das Artes Villa Real, localizada no bairro Zé Garoto, vai abrigar o coquetel de abertura da exposição “Nós te amamos São Gonçalo”, do artista gonçalense Heber Vargas. Vinte obras no estilo impressionista, homenageando o município, serão apresentadas ao público durante a mostra. Heber Vargas se tornou referência em pintura na cidade. Nessa mostra, o artista homenageia sua terra retratando belos lugares e paisagens que compõem São Gonçalo.
E para quem é ligado às expressões culturais, inscrições foram abertas para a Gincana de Artes Plásticas, que será realizada na Fazenda Colubandê, ponto histórico do município. Trata-se de uma iniciativa da ONG Terra Verde, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e a Fasg. O evento vai entrar em cena no dia 17 de setembro, das 9h às 17h.
Programação para os próximos dias
Sexta-feira
10h - Oficina “Idoso - Não respeitar é crime!” divulgação dos serviços do Programa Pessoa com Deficiência e Idoso (PDI), no  CRAS Alcântara.
19h - Projeto “Trem das Sete”, na Rua Salvatori, no Centro.
Sábado
10h - Gincana de Artes Plásticas “Conhecendo São Gonçalo Através das Artes II”, na Praça Zé Garoto.
10h às 12h -  Mutirão de limpeza na Praia das Pedrinhas.
19h às 22h - Encontro de Humor FASG - Maratona do Riso, no Teatro Carequinha, em Neves.
Domingo
8h - II Festival de Artes Marciais, na Praça Zé Garoto.
 De 12 a 16
10h às 17h -  Projeto “Artesão de Nossa Terra”, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, em Estrela do Norte.
 Terça-feira
10h - Ação de conscientização sobre o uso e abuso das drogas, na Rua Salvatori, 102, no Centro.
10h - Projeto “Valorizando Nossa História”, nas fábricas de cerâmica de Monjolos.
 Quarta-feira
9h às 17h - Feira das Mulheres Empreendedoras, em Alcântara.
10h - Festa de Aniversário do CEOM Zuzu Angel, com apresentação de documentários, na Rua Camilo Fernandes Moreira, em Neves.
10h - Projeto “Valorizando Nossa História”, na Fazenda Colubandê.
19h - Missa de Ação de Graças pelos 121 anos do Dia do Padroeiro, na Igreja Matriz de São Gonçalo.
 De 14 a 16
18h às 20h - 1ª Conferência de Cultura Popular, no Centro Cultural Joaquim Lavoura, Estrela do Norte.

O FLUMINENSE  http://jornal.ofluminense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário