sexta-feira, 9 de setembro de 2011

MP vai investigar denúncias de demora nas filas de banco em Niterói

Lei municipal, que estabelece 15 minutos para o atendimento, e 30 nos três últimos e 10 primeiros dias úteis de cada mês, parece não ser respeitada

O Ministério Público está investigando o descumprimento da lei municipal que estabelece o limite máximo de 15 minutos para o atendimento bancário em Niterói – que é estendido para 30 minutos nos três últimos e 10 primeiros dias úteis de cada mês. Os advogados da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor realizaram, esta semana, diligências em cinco agências da cidade, a pedido da Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, e constataram irregularidades em três delas. Ontem, em alguns bancos, a espera nas filas passava dos 45 minutos.
De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor, Erick Bermudês, duas agências do Bradesco e uma do HSBC foram notificadas. Ele explicou que sua pasta não tem o poder de multar mas a promotoria solicitou que fossem averiguadas denúncias feitas por consumidores para a elaboração de um relatório que resultará em um inquérito civil.
“As empresas notificadas terão dez dias para se manifestar. Além disso, encaminhamos as denúncias para o secretário de Controle Urbano, Wolney Trindade, autuar as agências. A agência onde foi constatada a maior demora foi a do Bradesco, em Santa Rosa, onde oito consumidores esperaram por mais de 90 minutos por atendimento”, conta.
O técnico em telecomunicações Alexandre Oliveira. 34 anos, diz que falta fiscalização.
“Tem dias que um banco com dez caixas só conta com três pessoas para atender. Fiquei mais de 45 minutos no Bradesco esperando para pegar um cartão que já estava pronto. É um absurdo que empresas milionárias queiram economizar com contratação de profissionais. Eles só vão aprender se receberem multas cada vez maiores e sentirem no bolso o prejuízo”, declarou.
Em nota, o Bradesco informou que “o objetivo é atender aos prazos legais, embora possa ocorrer, pontualmente, situações não usuais em função de eventuais concentrações de fluxo”.  Já o HSBC, não se manifestou até o fechamento desta edição.

O FLUMINENSE 
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